quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cine Banquete Especial Artes Plásticas - Um breve relato

Por Isabela Mendes

 Foto: Bruno Araújo
Diferentemente das sessões anteriores, em que os vídeos da mostra de curtas eram selecionados mediante inscrição, os vídeos da sessão especial Artes Plásticas foram selecionados pela curadora do projeto, Amanda Ramos, abrindo espaço para trabalhos audiovisuais realizados por artistas plásticos e/ou coletivos que atuam em Pernambuco. Foram exibidos os vídeos “Objeto Abjeto”, “O Céu”, "EGO", “Netuno Noturno”, “Sacrossantos Eroticus - A breve história de um cachorro”, “Terceiro Universo” e “Panorama da Futura Arte Contemporânea Pernambucana”.

Convidamos representantes de cada trabalho para participar da sessão e conversar sobre seus filmes com o público presente, além de concorrer ao prêmio da noite, um vale consumo do delicioso cardápio do bar e restaurante Banquete. Os diretores e artistas plásticos Augusto Barros, Flávio Emanuel, Grilo e Lúcia Padilha abrilhantaram a noite esclarecendo perguntas e colocações do público.

A exibição contou com mais uma inovação: após os curtas, um média-metragem do gênero documentário encerrou a sessão e incitou ainda mais o debate que se deu em seguida.

O curta mais votado da noite foi "EGO", categorizado como videoarte/drama. Neste vídeo, o personagem principal caminha pelas ruas do centro comercial de Recife na contramão de todos os transeuntes. Augusto Barros, diretor do curta, nos contou que o protagonista do vídeo é uma pessoa que lhe chamava a atenção por ser "daquele jeito dele".  Augusto nos fez refletir sobre a necessidade do ego e sua oposição ao coletivo, ao sistema. "Eu gostaria de me sentir livre a ponto de caminhar na contramão", encerra o diretor.

Entre o público, destacamos a participação de Cezar Ray, que sugeriu uma mudança no formato do cineclube. A proposta foi discutida entre todos e foi unânime a opinião de que a modificação faria com que o evento perdesse o caráter cineclubista, então continuou tudo do jeito que estava antes. Cezar Ray lidera o evento literário "EnContos", também no Espaço Cultural Banquete, sempre na 3ª quarta-feira de cada mês e no mesmo horário do Cine Banquete (19h).

A partir desta sessão também contamos com o apoio da Árvore Comunicação e o registro fotográfico de Bruno Araújo.


E você? Deixe seu comentário no nosso blog! Complete a frase "Eu gostaria de me sentir livre a ponto de ..."

Aguardamos a sua colaboração. 


Durante essa semana e a outra publicaremos um post sobre cada video, com os comentários do público e dos produtores.

Fiquem ligad@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário